quinta-feira, novembro 04, 2010

Première chef d'Etat au Brésil est une dame


Le journal Le Monde a publié le résultat des présidentielles au Brésil. Nicholas Sarkozy a été le premier chef d'Etat a féliciter Dilma Roussef, la premiére femme a accéder au pouvoir au plus grand pays d'Amérique Latine, la huitiéme économie du monde.

quarta-feira, novembro 03, 2010

Não tem cupuaçu mas tem framboesa!


Paraense quando está fora do país tem a mania de chorar pelos cantos pela falta de comidas típicas. Como bem disse o jornalista Anderson Araújo, sofre de "paraensismo agudo". Fica gastando fortunas para comprar um quilo de feijão preto, nem que seja para fazer uma feijoada com presunto de Parma. Escolhe um arremedo de farinha de sei-lá-o-quê para fazer como farofa e depois jura que é uma delícia. Isso quando não trafica uma garrafa com meio litro de tucupi só para ferver com aquele pedaço de pato.
Por que não aproveitar pra descobrir as delícias de cada região? Ora, aqui não tem cupuaçu mas tem framboesa!
É claro que não dá pra negar que uma cuia de tacacá fumegante cairia muito bem nesses quase 4 graus de outono, com o Mistral empurrando literalmente a gente pelas ruas. Mas tem o bom e velho capuccino, que cai muito bem numa hora dessas, principalmente com um "tartellet aux fraises".
Aí, quando volta pro Brasil, fica soluçando...lá na Europa tinha camembert, roquefort, croissants, clementines, macarrons...

Foto: Eva Maués
Framboesas fresquinhas compradas na fruteira da esquina.

Delícias da Idade Média


Em Beaux-de-Provence, considerada a cidade mais bela da França, as ruelas medievais escondem cafés, patisseries e um castelo onde encenam-se batalhas medievais com direito a catapultas e cavaleiros travestidos. O acesso se dá por uma escadaria de pedra e um portão de pouco mais de 3x4 metros.
Delícias e souvenirs fazem parte do pacote para quem está disposto mesmo a mergulhar num passeio turístico.

Foto: Eva Maués

Sur le pont d´Avignon...



Dá mesmo vontade de cantar e dançar sobre a ponte em Avignon, cidade da região de Provence, no sul da França, onde no século XIV o rei construiu um castelo para abrigar o papa Clement V e seus sucessores durante a instabilidade em Roma. Na catedral contígua ao Palácio dos Papas, uma imagem semelhante à de Notre Dame de la Garde, em Marseille, brilha em dourado destacando-se na paisagem cinzenta de outono às margens do Reno.

Foto: Eva Maués