domingo, abril 16, 2006

Diamond em Belém

O músico caribenho Diamond, tecladista do grupo de reggae Amazonians, da Guiana Francesa, passou por Belém em março e deu uma "canja" no show do grupo de música e dança SGB, no bar Palafita. O público era minguadíssimo, mas a riqueza da apresentação de pouco mais de 15 minutos de Diamond tocando o seu steel band (instrumento artesanal feitos com tonéis moldados a fogo típicos da música do Caribe) foi encantadora.
Músico de mão cheia, Diamond toca vários instrumentos, mas mantém uma das mais tradicionais escolas de steel band em Caiena, capital da Guiana Francesa. Para ele, a semelhança da música caribenha com os ritmos da Amazônia brasileira são grandes e, no final de abril, ele volta a Belém para ministrar um workshop de steel band para alunos de música.
Os instrumentos steel band se assemelham, a grosso modo, a um caldeirão sem abertura, e o som é emitido quando pequenas baquetas de madeira revestidas por borracha nas pontas tocam a superfície convexa. As notas musicais são emitidas de acordo com a posição e o local em que a baqueta toca o metal. No instrumento, não há marcas ou espaços definidos, o que torna surpreendente o artista consguir tirar sons tão distintos mudando a baqueta poucos centímetros para o lado, modificando a intensidade, a força etc.
Quando esteve na capital paraense em março, Diamond realizou uma palestra para alunos do curso de música do Conservatório Carlos Gomes e da Universidade do Estado do Pará. Mas sua presença foi quase incógnita para o grande público, que pouco prestigiou o pocket show do Palafita naquela noite chuvosa. Rara oportunidade de conhecer um pouco sobre a música de nossos vizinhos aqui de cima.

Nenhum comentário: