quinta-feira, abril 01, 2010

Pescado mais barato na Semana Santa



Mercado Modelo em Santarém, oeste do Pará.

Foto: Tamara Saré (Agência Pará)

O Governo do Pará já adotou medidas para garantir pescado a preço mais baixo à população durante a Semana Santa. No período entre 18 de março e 1º de abril, está proibida a saída de pescado para outros Estados. Um acordo firmado entre a Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura e a Associação Paraense de Supermercados (Aspas) garante que o pescado seja vendido entre 10% a 15% mais barato este ano nos supermercados do Estado. A proibição de comercialização para fora do Estado, entretanto, não foi imposta ao mapará embarcado no Porto Novo e no Porto do km 11 em Jacundá e Tucuruí. A espécie é comum na região do Baixo Tocantins.
Segundo a secretária de Estado de Pesca e Aquicultura, Socorro Pena, afirmou que este ano foi montada uma força-tarefa para fiscalizar, o governo recebeu do Ministério da Pesca uma lancha que vai ser coordenada pela Polícia Ambiental.
A Feira do Peixe Vivo e a Feira do Peixe Popular, que em 2010 acontece em municípios de todas as 12 regiões de integração, também vão garantir peixe mais acessível à população.
“A Feira do Peixe Popular tem parceria coma indústria pesqueira e vai colocar à venda 200 toneladas de piramutaba e bagre a R$ 3 o quilo, enquanto a Feira do Peixe Vivo vai contar com a participação de produtores de pescado de 50 municípios, serão 300 toneladas de tambaqui e tilápia com preço médio de $ 6 o quilo”, disse a secretária.
“As feiras acontecem em 50 municípios e este ano a quantidade de pescado recebeu um incremento de mais de 100% em relação aos anos anteriores”, completou.
Fora isso, a Sepaq prevê ações de investimentos em infra-estrutura para produção de alevinos em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) e Ministério da Pesca. “Serão 7,5 milhões empregados em projetos nos municípios de Curuçá, Terra Alta e Santarém para fomento, pesquisa e capacitação. Em Tucuruí os investimentos são de R$ 7 milhões em um parque aquícola na área do Lago de Tucuruí beneficiando 300 famílias”.

Nenhum comentário: