terça-feira, maio 17, 2011

Berço do cinema abandonado




O Cinéma Eden no pequeno vilarejo pesqueiro de La Ciotat, subúrbio de Marseille, é o primeiro cinema do mundo, onde os irmãos Lumière fizeram a primeira exibição cinematográfica da humanidade.
Embora a França seja um país que honra as tradições e que enaltece qualquer canto do país que tenha valor histórico, cultural ou educativo, o Ciné Eden foge à regra e está completamente abandonado à própria sorte. A fachada está deteriorada, no interior a sala de exibição mostra a degradação do lugar, com o revestimento das paredes velho e puído e o estofamento das poltronas completamente amarelado e rasgado.
Um piano branco encostado na parede direita do cinema mostra que o lugar foi algo glamuroso.
Não é confortável ver um lugar esquecido, sobretudo quando todos os quatro cantos da França são preservados e promovidos de maneira que sempre se tenha a exata noção do quanto é importante preservar a própria história.
Que o Ciné Eden reviva seus dias de glória, pois a história do cinema merece.

3 comentários:

Unknown disse...

amiga, você como sempre muito sensível. Que pena que este descaso ocorra por aí pela França também. Aqui no Brasil, a gente tem sempre a impressão que estas coisas só ocorrem em países subdesenvolvidos.
Também fiquei feliz em revisitar seu blog, como sempre, muito bem escrito.

beijocas mil, cheias de saudades.

Aline Brelaz

Edir Gaya disse...

Se fosse aqui em Belém, o Le Monde ia fazer um escândalo danado!

Anônimo disse...

se o primeiro cinema do mundo está assim, imagine os outros no restante do planeta.É uma pena o ser humano não da valor para nada.