sexta-feira, setembro 23, 2011

Máquina de fazer dinheiro


Uma pesquisa conduzida pela MAcAfee em 17 países com 1055 empreendedores dos setores público e privado concluiu que mais de 90% das empresas no Brasil estão presentes no Facebook ou Twitter. Somente Espanha e Índia tiveram resultados semelhantes, os demais países ficaram com a média de resultado de 75%.
De cada quatro empresas, três admitem que ganham dinheiro com isso. No Brasil, são nove entre dez delas. Para ter uma idéia do que isso representa, o lucro do Facebook em 2010 somente com as pequenas e médias empresas foi superior a 1,8 bilhões de reais, algo em torno de 7,8 milhões de euros. A previsão para 2011 é de que esse resultado possa dobrar.
Se por um lado, as empresas admitem que ganham dinheiro marcando presença nas redes sociais, a relação ainda é esquisita. No Brasil, Japão e Alemanha, um terço das empresas não admite que seus funcionários acessem s redes sociais no horário de trabalho. A explicação ainda é a suposta queda de produtividade.
Segundo o jornal El Clarín, entre 50 empresas no Facebook, as sete primeiras são, respectivamente, Coca-Cola, Starbucks, Disney, Victoria’s secret, iTunes, Vitaminwater e YouTube. Os critérios de escolha foram baseados no número de fãs (mais de 200 mil), atualização do perfil, promoções e outros.
O Facebook tem hoje 500 milhões de membros, ou seja, o mesmo número de pessoas que a comunidade européia. Os facebookers franceses chegam a 19 milhões de pessoas.

Fontes :El Clarín, O Estado de São Paulo, Economia e Negócios, BBC.uk

Nenhum comentário: