segunda-feira, agosto 03, 2009

Circuito Cultural Paraense reúne 70 mil pessoas em Curuçá

O Circuito Cultural Paraense da região Rio Guamá, realizado em Curuçá de 20 a 26 de julho, reuniu mais de 70 mil pessoas em torno do maior evento do gênero na região. O Governo do Estado investiu R$ 183 mil, com contrapartida da Prefeitura Municipal de Curuçá de R$ 80 mil.
A maioria dos municípios vizinhos se envolveu na programação, que incluiu oficinas de rádio, jornal impresso e vídeo promovido pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Houve também oficina de objetos e brinquedos de sucata; confecção de pipas; desenho; pintura em tecido; pintura em mural; artesanato com sucata marinha; percussão com material reaproveitado como latinha, camburão, sementes etc; teatro de rua e técnicas circenses, elaboração de projetos, bijuteria; manutenção de instrumentos musicais e a oficina de escultura em madeira ministrada pelo artesão “Bada”.
No total, foram 286 participantes das oficinas e 120 pessoas trabalharam no Circuito Cultural em Curuçá, que terá sua próxima edição marcada para o final de agosto no município de Tucuruí.
Shows folclóricos com várias atrações locais e de todo o Pará fizeram a alegria do público, que também pôde participar de uma mostra representativa de culinária, artesanato, artes visuais e outras expressões artísticas.
Segundo o secretário de Cultura, Edilson Moura, assim, com o Circuito, o Governo do Estado do Pará iniciou a implantação de uma política cultural direcionada para o conjunto dos municípios paraenses e não apenas para a capital do Estado “O objetivo central é estimular a produção cultural local nas diversas regiões paraenses. O Circuito Cultural Paraense teve na região resultados muito positivos e já podemos dizer que foi um dos maiores e melhores já realizados até agora”, afirmou.
O Circuito Cultural acontece desde 2008, realizado pelo Governo Popular por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e demais órgãos de cultura, levando arte para diversas regiões paraenses.

Nenhum comentário: